Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Cidade

UFBA e Fiocruz lançam serviço ‘Tele Coronavírus’

Por meio do número 155, de 7h às 19h, todos dos dias, o canal de comunicação atuará na triagem a distância de casos de suspeita de Covid-19

UFBA e Fiocruz lançam serviço ‘Tele Coronavírus’

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Luciana Freire no dia 25 de março de 2020 às 15:40

Idealizado em parceria pela UFBA e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Bahia), o serviço Tele Coronavírus foi lançado ontem (24) para orientar a população e esclarecer dúvidas sobre a pandemia do novo coronavírus. Por meio do número 155, de 7h às 19h, todos dos dias, o canal de comunicação atuará na triagem a distância de casos de suspeita de Covid-19.

O serviço já havia sido anunciado à Rádio Metrópole, pelo reitor da Ufba, João Carlos Salles durante uma entrevista.

A ação contribui para evitar deslocamentos de pessoas que não necessitam de atendimento emergencial em centros de saúde, assim, há redução do risco de contágio. A expectativa é que ocorram 1.440 atendimentos por dia.

Com ligações gratuitas, o projeto faz parte do Plano de Ação de Enfrentamento ao Covid-19 do estado e agrega diversas escolas médicas federais, estaduais e privadas. Na linha de frente estão estudantes de medicina e médicos no combate do coronavírus.

Até o momento, há aproximadamente, 1.200 estudantes e 70 médicos, todos voluntários, sendo que para cada 20 alunos de medicina, haverá a supervisão de um médico.

Interessados em se voluntariar devem procurar as coordenações das respectivas universidades parceiras da ação. Os participantes serão certificados pelo serviço.