Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Cidade

Prefeitura faz novo pedido de vacinas contra a gripe ao Ministério da Saúde

Público alvo da campanha, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, são os idosos, com 60 anos ou mais, e trabalhadores da área de saúde

Prefeitura faz novo pedido de vacinas contra a gripe ao Ministério da Saúde

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

Por: Matheus Simoni no dia 01 de abril de 2020 às 09:19

A prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou um novo pedido ao Ministério da Saúde para reabastecer o estoque de vacinas contra a gripe na cidade. Na capital baiana, a campanha conta com pontos drive-thru no 5º Centro de Saúde, Arena Fonte Nova e Centro de Convenções. Segundo o secretário Léo Prates, o pedido foi feito por conta da alta demanda de pessoas sendo vacinadas.

O público alvo da campanha são os idosos, com 60 anos ou mais, e trabalhadores da área de saúde. Também é disponibilizada vacina em pelo menos 30 unidades básicas de referência. Questionado sobre o foco da campanha e a possibilidade de vacinar pessoas que acompanham esses idosos, o secretário apontou que há uma dificuldade em mapear quem são esses acompanhantes.

"A orientação é do Ministério da Saúde. Nos abrigos com a SEMPRE [Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza], estamos vacinando os trabalhadores, mas para vacinar quem fica com os idosos é difícil ter esse controle. Fora que o 2º lote que o Ministério da Saúde encaminhou deve acabar amanhã . Já fizemos um novo pedido, mas não está fácil", declarou Prates, em entrevista ao Metro1, que avaliou ser uma das maiores campanhas da história da cidade. 

Só nos drive-thrus, segundo o secretário, 50 mil pessoas foram vacinadas na cidade. "Estamos fazendo o máximo, mas há uma orientação técnica e nacional sobre como deve ser aplicada. A expectativa é de que até meados de maio, sejam vacinadas 700 mil pessoas em Salvador", acrescentou.