Cidade

Atraso no envio adia início de testes para a Covid-19 em blitzes

Inicialmente previstas para começar hoje, abordagens devem acontecer a partir de sexta

[Atraso no envio adia início de testes para a Covid-19 em blitzes]
Foto : Agência Brasil

Por Juliana Rodrigues no dia 06 de Abril de 2020 ⋅ 11:00

As blitzes para diagnóstico de covid-19 em Salvador, previstas para começar hoje (6), só terão início na sexta (10) devido a um atraso no envio dos 100 mil testes rápidos, segundo o secretário municipal de Saúde, Léo Prates. Por conta do problema de logística, a nova previsão é que os testes só cheguem na quarta-feira (8). Os detalhes da operação ainda estão sendo definidos.

O esquema de testes funcionará através de uma parceria entre a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de maneira semelhante às blitzes de alcoolemia. Os motoristas terão a temperatura aferida pelos agentes, e caso estejam com febre, acima de 37,8 ºC, será realizado o teste rápido, que possui 86% de confiabilidade.

O resultado será enviado via mensagem de texto para o celular do paciente. Se der positivo, a orientação é de que a pessoa fique em isolamento imediato e encaminhado para contraprova no Laboratório Central (Lacen). Os primeiros a passar pela testagem são os profissionais de urgência e emergência da SMS.

Notícias relacionadas

[Covid-19: hospital é inaugurado no bairro de Monte Serrat]
Cidade

Covid-19: hospital é inaugurado no bairro de Monte Serrat

Por Kamille Martinho no dia 26 de Maio de 2020 ⋅ 16:40 em Cidade

Gerido pela Associação Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), o hospital terá inicialmente 75 leitos, 20 de UTI e 55 clínicos. A unidade funcionará em plantão 24 horas