Terça-feira, 01 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Defesa Civil de Salvador recomenda intervenções na Barragem dos Macacos

Cidade

Defesa Civil de Salvador recomenda intervenções na Barragem dos Macacos

Estrutura inserida em área militar apresentou rachaduras que, segundo moradores da localidade, se agravaram com as últimas chuvas

Defesa Civil de Salvador recomenda intervenções na Barragem dos Macacos

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 14 de maio de 2020 às 10:00

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recomendou à Marinha do Brasil, por meio de ofício, que sejam realizadas, em caráter de urgência por parte dos responsáveis pelo equipamento, inspeções, investigações, monitoramentos e controles da Barragem dos Macacos, localizada na divisa entre a capital baiana e o município de Simões Filho. A barragem apresentou rachaduras que, segundo moradores da localidade, se agravaram com as últimas chuvas.  

Na segunda-feira (11), a Codesal efetuou vistoria técnica na barragem, que está inserida em área militar pertencente à Base Naval de Aratu, localizada em São Tomé de Paripe, e próxima à comunidade do Quilombo dos Macacos, situada em Simões Filho. Na ocasião, ficou constatada a necessidade de intervenções, cuja responsabilidade é da União.

O ofício destaca a importância da elaboração de um Plano de Ação de Emergência (PAE), apresentando o risco hidrodinâmico da mancha de inundação da Barragem dos Macacos. Além disso, indica que o entorno e os acessos da barragem não sejam ocupados ou tenham qualquer uso para que sejam promovidas ações de prevenção que envolvam a população local.

A Codesal recomendou a formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) e a realização de simulados de evacuação na localidade, nos mesmos moldes do que é feito em Salvador nas áreas de risco. O órgão se colocou à disposição da Marinha para colaborar.