Sexta-feira, 04 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

ACM Neto projeta colapso de leitos clínicos em Salvador para 1º de junho

Cidade

ACM Neto projeta colapso de leitos clínicos em Salvador para 1º de junho

Já os leitos de UTI estão previstos para alcançar 100% de ocupação no dia 3 do mesmo mês

ACM Neto projeta colapso de leitos clínicos em Salvador para 1º de junho

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por: Lara Curcino no dia 28 de maio de 2020 às 11:35

O prefeito ACM Neto afirmou, em coletiva nesta manhã (28), que os leitos clínicos de Salvador têm previsão de entrar em colapso no dia 1º de junho. Já a projeção para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da capital baiana, segundo ele, é de que alcancem 100% de ocupação dois dias depois.

“Se o ritmo continuar como está, no primeiro dia de junho teremos déficit de 34 leitos clínicos e no dia 3 vamos registrar 13 leitos de UTI a menos do que o necessário para atender à população”, explicou o gestor. 

Neto disse ainda que a rede particular enfrenta um momento de aumento na ocupação. “Vinha de quatro ou cinco dias mais tranquilos e os dois últimos acabaram puxando a curva para cima. Hoje temos apenas 21% dos leitos privados disponíveis”.

Apesar disso, a rede pública deu um fôlego para evitar colapso em meio à pandemia de coronavírus. De acordo com o prefeito, houve uma queda para 67% e 76% na ocupação dos leitos clínicos e de UTI, respectivamente, em toda a cidade. “É uma boa notícia, mas, apesar disso, só teremos conforto quando esses números chegarem a menos de 60%”, avaliou o prefeito.