Cidade
Berço do petróleo no Brasil, Boa Vista do Lobato caminha para se tornar bairro oficial de Salvador

Em contrapartida, número de feminicídios dobrou em relação ao mesmo período de 2019

Foto: Marcos Santos/USP
Em meio à pandemia de coronavírus, os pedidos de medida protetiva de urgência contra violência doméstica e autos de prisão em flagrante caíram quase pela metade em Salvador. A informação é do jornal Correio.
De acordo com dados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a redução foi de 46,78% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), quatro mulheres foram assassinadas durante a pandemia, o dobro do mesmo período de 2019.
De 16 de março a 3 de junho de 2019, quando ainda havia somente três Varas de Violência Doméstica de Salvador, foram registrados pelo TJ-BA 994 procedimentos referentes aos pedidos de medida protetiva de urgência e auto de prisão em flagrante. Já neste ano, com uma Vara a mais, foram 529 procedimentos, ou 465 solicitações a menos.
Dados da SSP-BA indicam que o número de denúncias de violência doméstica também teve forte queda durante a pandemia. No período de 16 de março a 4 de junho, houve redução de 53,2% nos registros de ameaças (de 2.893 para 1.353); de 33,1% nas lesões corporais (de 1.418 para 948); e 78,6% nas tentativas de homicídio (de 14 para 6).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.