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Martagão Gesteira retoma consultas e procedimentos do ambulatório

Pacientes que tiveram consultas ou procedimentos suspensos nos meses de março e abril deste ano serão contatados

[Martagão Gesteira retoma consultas e procedimentos do ambulatório]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 16 de Junho de 2020 ⋅ 12:03

O Hospital Martagão Gesteira ampliará os atendimentos ambulatoriais que haviam sido reduzidos por causa das medidas de controle da disseminação do novo coronavírus a partir de hoje (16). Os pacientes que tiveram consultas ou procedimentos suspensos nos meses de março e abril deste ano serão contatados pela Central de Telemarcação do hospital para confirmar data e horário da nova consulta.

A medida vale exclusivamente para as seguintes especialidades: cardiopediatria, cirurgia pediátrica (CIPE), cirurgia plástica, dermatologia, fisioterapia, fonoaudiologia, hematologia, hepatologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, ortopedia, otorrino, reumatologia e terapia ocupacional.

“O Martagão adota protocolos de segurança e higiene e montou uma estrutura ambulatorial completa e necessária para atender todos os pacientes e familiares com qualidade e segurança. Nos últimos meses, reforçamos campanhas de higienização de mãos e utilização correta de máscaras. O fluxo para atendimento no ambulatório é completamente diferenciado e não permite nenhum contato com pacientes que possuem qualquer sintoma respiratório”, afirma a diretora do hospital, Erica Oliveira.

O Martagão ressalta, ainda, que o hospital funciona atualmente com fluxos de atendimentos e áreas distintas para casos de covid, evitando, assim, o compartilhamento dos espaços e de profissionais. “Os nossos profissionais que atendem o ambulatório são específicos para este setor. Eles não atendem as outras áreas do hospital”, acrescenta a diretora.

Além disto, medidas de prevenção e combate à disseminação foram adotadas, tais como:

•             Reforço das ações de higienização das dependências da unidade;

•             Protocolo de confirmação de consulta e de identificação de possíveis sinais de covid por telemarcação;

•             Agendamento por hora, com acesso ao hospital apenas no horário agendado;

•             Entrevista e verificação de temperatura de todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes, para identificar sinais sugestivos de covid-19;

•             Protocolo para padronização de EPIs para colaboradores, familiares e pacientes;

•             Restrição no número de acompanhantes e tempo de visitação aos pacientes;

•             Reforço à conscientização de profissionais e acompanhantes para ações preventivas;

•             Protocolo de desinfecção do ambiente e equipamentos;

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