Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 25 de março de 2024

Cidade

Tartaruga desova na areia da Barra; veja vídeo

Com o esvaziamento das praias em decorrência do isolamento social, na noite desta terça-feira (16) uma tartaruga depositou seus ovos na Barra na altura do Barra Center

Tartaruga desova na areia da Barra; veja vídeo

Foto: Divulgação

Por: Luciana Freire no dia 17 de junho de 2020 às 16:00

Quem trabalha na Barra ou mora naquela localidade na altura do Barra Center, teve a oportunidade de contemplar, na noite de ontem (16), uma tartaruga depositando seus ovos. Com o esvaziamento das praias em decorrência do isolamento social para combater o novo coronavírus, alguns animais estão aproveitando o espaço que ganharam nas areias.

De acordo com o Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), a desova na Barra é atípica, já que o local, em dias normais, costuma ter intenso movimento, inclusive à noite.

Segundo o engenheiro agrônomo e Comandante do GEPA, Robson Pires, a espécie que desovou ontem na Barra deve ser um animal adulto, com mais de 30 anos, e possivelmente enterrou uma quantidade de ovos que pode variar de 120 a 180. “Aqui em nosso litoral desovam três tipos. A cabeçuda, a tartaruga de pente e a oliva ou tartaruga verde”, explica.

Equipes do GEPA e do Projeto Tamar pretendem visitar o local na tarde de hoje (17) para tentar localizar os ovos que serão encaminhados para o projeto Tamar e colocados em local apropriado e seguro.

Em caso de ocorrências ambientais, é possível acionar o GEPA, através do telefone 71.3202-5312.