Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Secretário prevê reabertura do comércio na próxima semana em Salvador

Cidade

Secretário prevê reabertura do comércio na próxima semana em Salvador

Léo Prates declarou que abertura de novos leitos pode garantir taxa de ocupação entre 72% e 74%, o que possibilita Fase 1 de retomada

Secretário prevê reabertura do comércio na próxima semana em Salvador

Foto: Max Haack/Secom/PMS

Por: Matheus Simoni no dia 16 de julho de 2020 às 09:54

O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, afirmou que a reabertura gradual das atividades econômicas de Salvador pode começar a ocorrer a partir da próxima semana. Em entrevista a José Eduardo hoje (16), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ele declarou que a abertura de novos leitos destinados ao coronavírus pode viabilizar uma queda na taxa de ocupação. Segundo dados do município, o índice concentra-se em 77% nesta quinta-feira. No entanto, diante da abertura de 45 novos leitos nas redes estadual e municipal, em parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Salvador, a fase primária pode ser iniciada.

"Minha expectativa é que, no sábado ou domingo, nossa taxa de ocupação de leitos deve cair a 72%, iniciando a contagem regressiva para reabertura do comércio, já que são cinco dias. Todos nós ansiamos por isso, mas que seja feita com a maior segurança possível", disse Prates. Serão abertos 25 leitos no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova e 20 leitos de UTI no Hospital de Campanha do Wetn' Wild. "Minha previsão é que amanhã a gente atinja 72% a 74%, iniciando a contagem de reabertura. A previsão seria quinta-feira de reabertura, caso as coisas se mantenham estáveis. Estabilizando esse número, se o número de altas for igual ao que está sendo nos últimos dias, temos uma boa previsão para os próximos dias", acrescentou Prates. 

Ele ainda comentou que o processo de retomada deve garantir uma folga em caso de necessidade de um novo fechamento. Isso significaria que, após a reabertura, o comércio só voltaria a fechar se a ocupação de leitos chegar a 80%. "Tenho certeza de que o pior cenário é ficar abrindo e fechando. Estamos abrindo com uma maior folga possível, lembrando que, em determinado momento, não vai fechar se passar de novo do 75%. Se a 'banda' que chamamos chegar a 76% depois de reabrir, é necessário que passe dos 80%. Por isso a margem de segurança de abrir abaixo do 75% para que o comerciante não veja de novo seu comércio fechado", afirmou o secretário.