Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Cidade

Primeira fase da retomada econômica em Salvador foi um sucesso, diz ACM Neto

Taxa de ocupação de leitos na cidade foi fechada em 59% nesta sexta-feira (7), abaixo do índice mínimo para início da segunda fase

Primeira fase da retomada econômica em Salvador foi um sucesso, diz ACM Neto

Foto: Max Haack/Secom/PMS

Por: Danielle Campos no dia 08 de agosto de 2020 às 10:53

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou hoje (8) em transmissão ao vivo, que a análise da prefeitura é de que a primeira fase da retomada econômica foi um sucesso, dentro das expectativas da gestão. A taxa de ocupação de leitos na cidade foi fechada em 59% nesta sexta-feira (7), abaixo do índice mínimo para início da segunda fase.

De acordo com ACM Neto, em 14 de maio, Salvador concentrava 70% dos casos de coronavírus da Bahia, e 71% dos óbitos. Atualmente, a cidade concentra 33% dos casos baianos e 55% dos óbitos pela doença. Além disso, o prefeito disse que, mesmo após a primeira fase de reabertura, a cidade conseguiu manter a tendência de queda no número de casos, assim como observado na curva de óbitos.

Neto também afirmou que o fator Rt, que indica o nível de transmissão de coronavírus, que atualmente está em 0,3 - o mais baixo já registrado - aponta um cenário favorável de avanço para a nova fase de reabertura.

Segundo Neto, dos 674 leitos clínicos, 340 estão ocupados, totalizando 50% da ocupação. Já nos leitos de UTI, de 692 disponíveis, 409 estão em ocupação, sendo 59%. Além disso, o prefeito comunicou que na segunda-feira (10) a prefeitura irá apresentar 55 novos respiradores, fruto de doações da iniciativa privada.