Cidade

Trump diz que EUA pode impor tarifas a produtos brasileiros caso governo Bolsonaro não reduza taxas

Questionado se a atitude era uma pressão para que o Brasil elimine tarifas sobre a importação do produto dos EUA, o presidente americano afirmou que "em algum momento" esse assunto será discutido

[Trump diz que EUA pode impor tarifas a produtos brasileiros caso governo Bolsonaro não reduza taxas]
Foto : Reprodução / Twitter

Por João Brandão no dia 11 de Agosto de 2020 ⋅ 16:00

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem (10) que o país pode impor tarifas a produtos brasileiros caso o governo do presidente Jair Bolsonaro não reduza as taxas do Brasil ao etanol americano.

Questionado se a atitude era uma pressão para que o Brasil elimine tarifas sobre a importação do produto dos EUA, o presidente americano afirmou que "em algum momento" esse assunto será discutido. "Nós não queremos ninguém nos tarifando, embora eu tenha uma relação muito boa com o presidente Bolsonaro", disse Trump.

"No que se refere ao Brasil, se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização de tarifas. Vamos apresentar algo que tenha a ver com tarifas, e com justiça. Porque muitos países, por muitos anos, têm nos cobrado tarifas para fazer negócios, e nós não cobramos deles. E isso se chama reciprocidade, se chama tarifas recíprocas, e talvez você veja algo sobre isso muito em breve", completou.

Segundo reportagem de O Globo, produtores brasileiros tem pressionado o governo federal para restabelecer, em setembro, a tarifa de importação de 20% prevista na Tarifa Externa Cocum (TEC)  no Mercosul para a importação do combustível dos Estados Unidos.

Notícias relacionadas