Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Produtores de jingles políticos em Salvador acusam empresa de 'roubar' materiais

Cidade

Produtores de jingles políticos em Salvador acusam empresa de 'roubar' materiais

A empresa reconheceu "que o pessoal do marketing que faz a divulgação do trabalho da empresa usou de alguns vídeos que estão na internet na edição da propaganda da empresa e demostrativos, e informa que já foi retirado de todas as plataformas de anúncios todo conteúdo"

Produtores de jingles políticos em Salvador acusam empresa de 'roubar' materiais

Foto: Reprodução

Por: João Brandão no dia 13 de agosto de 2020 às 19:17

Os criadores de jingles de políticos baianos acusam a empresa "Jingles Brasil", um dos nomes fantasia da empresa PGM Produções, de violar o código penal e a lei de direito autoral, utilizando em seus sites e redes sociais jingles políticos criados e produzidos por estúdios de Salvador e outras capitais, assumindo, de acordo com os trabalhadores, a autoria das produções de forma criminosa.

A descoberta das violações aconteceu após o músico Marquinho Carvalho, dono da produtora de áudio Bompracaramba, receber mensagem de um de seus contratantes, que se mostrou intrigado por ver fonogramas da empresa do músico em outro site.

Após pesquisa, o músico observou que vários sites e perfis em redes sociais, todas gerenciadas pela Jingles Brasil, mantêm o mesmo conteúdo . Na página inicial de um dos sites, o jinglesbrasil.com, um vídeo apresentado pelo locutor Ciro Bottini cita o empresário Paulo Geovane Magalhães como profissional experiente que promete resultados, mas o que é escutado na sequência é um dos jingles da campanha de Paulo Souto para governador da Bahia, em 2014, criado e produzido por Marquinho Carvalho.

E, na sequência, mais um jingle da Bompracaramba é indevidamente apresentado como deles, desta vez o da campanha de ACM Neto para prefeito, em 2016, composto pela publicitária Ana Luisa Almeida.

Outro jingle produzido pelo estúdio Elos, e foi criado pelo compositor Dito Martins, também de Salvador, para a pre-campanha do PT à Presidência, em 2018, foi copiado pela empresa.

Outra produtora que teve seus jingles roubados é a Sagaz Sound Design, de Salvador. Jingles criados pelo músico Moisés Souto para as campanhas de Jaques Wagner e Rui Costa para governador, e Flávio Dino, no Maranhão, também foram  reproduzidos no site e em outras páginas.

Os produtores também denunciam um possível roubo do vídeo da pagina da Bomracaramba que, segundo a acusação, deturparam, retirando a logomarca da empresa e substituindo-a pela deles.

O advogado Rodrigo Moraes, que defende o grupo, afirma que o ilícito viola o artigo 184 do Código Penal Brasileiro e a Lei de Direito Autoral.

Outro lado - Procurada pelo Metro1, a empresa reconheceu que a "terceirizada, responsável por seu marketing, fez uso de alguns vídeos que estão na internet como portfólio de trabalho. O material, que gera entendimento dúbio quanto a confecção na agência, objetivava apenas ilustrar cases de sucesso do marketing político nacional, dando referência para novas produções".

"A Jingle Brasil se retrata e pede desculpas a todos produtores, músicos e compositores pela falha e por qualquer transtorno causado. O referido conteudo contestado já foi retirado de nosso site", diz, em nota.