Cidade

Operação contra fraudes no INSS: PF cumpre mandado de afastamento de servidor em Salvador

Um mandado de afastamento contra um servidor está sendo cumprido na capital baiana

[Operação contra fraudes no INSS: PF cumpre mandado de afastamento de servidor em Salvador]
Foto : Divulgação

Por Kamille Martinho no dia 23 de Setembro de 2020 ⋅ 07:21

Na manhã de hoje, (23) a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Salvador. A PF cumpre um mandado de afastamento contra um servidor na capital baiana que, segundo a instituição desde 2017 fraudava processos de aposentadoria, alterando o tempo de contribuição.

"Valendo-se de fragilidade do sistema de cálculo de contribuições individuais, lançava valores bem abaixo do efetivamente devido, permitindo o pagamento de quantias irrisórias para o cômputo de tempo de contribuição, bem como alterava ou incluía vínculos empregatícios fictícios com a mesma finalidade", diz trecho de nota divulgada pela PF.

A operação é uma ação conjunta da PF com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária. A Justiça também determinou o bloqueio e sequestro de bens e valores do servidores e de outros investigados.

Outros seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos: cinco em Salvador e um em Catu. Os envolvidos responderão por vários crimes, dentre eles, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema informatizado, corrupção passiva e corrupção ativa.

Notícias relacionadas