Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Bacelar propõe municipalizar hospitais estaduais em plano de governo

Plano de governo tem 89 páginas e uma das propostas na área da educação é implantar os Projetos Urbanos Integrais (PUI), criado em Medellín, na Colômbia

Bacelar propõe municipalizar hospitais estaduais em plano de governo

Foto: Divulgação

Por: João Brandão no dia 29 de setembro de 2020 às 10:00

Candidato a prefeito de Salvador, o deputado federal Bacelar (Podemos) propõe em seu plano de governo é iniciar a municipalização de hospitais estaduais na capital baiana. Conforme a proposta, a ideia é "ampliar a capacidade instalada da atenção hospitalar aumentado o número de leitos hospitalares sob gestão do Município".

Outra medida dessa área depende do governo federal para "aumentar o financiamento municipal da saúde e lutar para que a União amplie os recursos financeiros para a saúde". Para implantar a ideia, o postulante almeja realizar "convênios, regidos pelo interesse público, com a rede suplementar do SUS, particularmente com instituições filantrópicas".

Educação - O plano de governo de Bacelar tem 89 páginas e uma das propostas na área da educação é implantar os Projetos Urbanos Integrais (PUI), criado em Medellín, na Colômbia. "Em Salvador os PUI irão articular as ações municipais adequando e promovendo espaços públicos, equipamentos educativos, esportivos e culturais, programas habitacionais de melhoramento e construção de novas unidades estruturando-as a partir da mobilidade e do meio ambiente – dimensão física – reduzindo seus impactos nocivos", explica.

Cultura - Uma das proposições de Bacelar na área cultural é a implantação do equipamento cultural na nova sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), ativando Café-Teatro e as salas de ensaio, e quer criar um novo Museu da História da Cidade e Museu da Música de Salvador - a atual administração prometeu entregar o equipamento ainda este ano.

Segurança Pública -  Na área, o deputado federal quer criar o observatório municipal de Segurança e Convivência Cidadãs, com a ideia de produzir dados criminais e não criminais, proposição de indicadores de diagnóstico, monitoramento e avaliação e desenvolvimento de estudos e pesquisas sociais aplicadas na área com foco na compreensão da dinâmica das situações de violências e crimes (desvelamento de fatores de risco, comportamentos vulneráveis, territórios com maior concentração de vulnerabilidades sociais e exposição às violências) e instalar Câmara Técnica com foco no monitoramento da integridade das atividades de polícia e segurança, em consonância com as diretrizes nacionais sobre o uso da força pelos agentes de segurança pública.

Para conferir todas as propostas de Bacelar acesse aqui.