Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Cidade

Hilton Coelho promete, se eleito, implantar em Salvador cemitério exclusivo para ‘Povos de Terreiro’

De acordo com ele, os religiosos "têm ritualísticas específicas, necessárias para o sepultamento de uma pessoa iniciada"

Hilton Coelho promete, se eleito, implantar em Salvador cemitério exclusivo para ‘Povos de Terreiro’

Foto: Augusto Queiroz/Divulgação

Por: João Brandão no dia 29 de setembro de 2020 às 10:00

Candidato a prefeito de Salvador pelo Psol, Hilton Coelho prometeu em seu plano de governo garantir a destinação de área e condições para implantar um cemitério exclusivo para os Povos de Terreiro. De acordo com ele, os religiosos "têm ritualísticas específicas, necessárias para o sepultamento de uma pessoa iniciada".

"Temos sofrido muitos constrangimentos e situações inclusive de agressões e violações de toda ordem, nos cemitérios comuns, por conta do ódio que vem sendo semeado ao longo de décadas contra o Povo de Terreiro e seu modo de vida". Garantir destinação de área e condições para implantação desse.

Social - Destaca-se também a criação do Plano Municipal de Promoção dos Direitos da População LGBT, a partir das demandas trazidas pela Conferência e pelo Conselho. De acordo com a ideia, o plano trará propostas de educação para a diversidade em todas as áreas da administração municipal: educação, saúde, cultura, transporte, etc. No plano da legislação municipal, nome social respeitado e garantido em todos os espaços públicos, o pleno reconhecimento legal das relações homoafetivas, casamento entre pessoas do mesmo sexo, adoção de crianças por casais homoafetivos, direitos sucessórios e previdenciários.

Mobilidade - Hilton propõe também tarifa zero para estudantes e desempregados e reativar o Conselho Municipal de Transporte. A proposta inclui também a produção de 100 km por ano de ciclovias e ciclofaixas. Outra ideia de Hiltor é estudar a redução de 10 km/h nas velocidades máximas permitidas, buscando estabelecer metas de morte zero.

Saúde - O candidato propõe a criação do Centro de Referência de Saúde da População Negra e a pessoa idosa, estruturando centros de referência e atenção à saúde em todas as regiões da cidade. Outra proposta de Hilton nesta área é desvincular de todas as formas a privatização da saúde: OSs e OSCIPs, Empresas Públicas, Fundações
Estatais de Direito Privado e etc...

Cultura - O postulante quer construir um Teatro Municipal de Salvador, "onde funcionarão os núcleos de teatro, de dança, a escola de Música Municipal e o núcleo de cinema e implantação da Editora Municipal, bibliotecas municipais nos bairros e voltar a realizar a Bienal das Artes".

Para conferir todas as propostas de Hilton Coelho acesse aqui.