Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Olívia quer transformar Centro Histórico em 'Vale do Silício' e criar Rádio e TV da prefeitura

Cidade

Olívia quer transformar Centro Histórico em 'Vale do Silício' e criar Rádio e TV da prefeitura

Candidata tem a intenção também de “estimular e apoiar a criação de rádios comunitárias em sintonia com as diretrizes da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço)” e estabelecer praças com Wi-Fi

Olívia quer transformar Centro Histórico em 'Vale do Silício' e criar Rádio e TV da prefeitura

Foto: Divulgação

Por: João Brandão no dia 29 de setembro de 2020 às 10:00

A candidata a prefeita de Salvador pelo PCdoB, Olívia Santana, em seu plano de governo, propôs transformar o Centro Histórico da capital baiana no “Vale do Silício” da cultura popular de matriz africana e da inovação tecnológica na cidade mais negra fora da África. O Vale abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia, como Apple, Facebook e Google, na Califórnia (EUA).

Além disso, Olívia quer criar a “Rádio e TV Cidadania” como canal possível e disponível para a Prefeitura, “com forte programação cultural e informacional sobre a cidade”. A candidata tem a intenção também de “estimular e apoiar a criação de rádios comunitárias em sintonia com as diretrizes da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço)” e estabelecer praças com Wi-Fi e garantir, nos espaços culturais da Prefeitura, equipamentos de qualidade e atividades como oficinas de criação de conteúdo e aulas sobre linguagens da rede. 

A postulante quer criar também o Polo de Audiovisual, incluindo o cinema, televisão, fotografia, comunicação e propaganda; espelhando-se na experiência do Porto Recife Digital e no Polo Tecnológico de Florianópolis. 

Mobilidade – Olívia quer rever o contrato da Prefeitura Municipal com as concessionárias do transporte coletivo urbano e buscar novo modelo de financiamento do transporte, ampliando a participação financeira das empregadoras, dos empregadores e do poder público, para subsidiar as gratuidades legais de estudantes, idosas e idosos, desempregadas e desempregados e meia passagem aos domingos. A ideia da candidata também é instituir programa de renovação da frota de ônibus, incluindo a inserção de ônibus elétricos.

Esporte – A candidata pretende implantar um centro para a prática de artes maciais e com foco a missão de ser referência nas diversas modalidades, como forma de estímulo, treinamento e aperfeiçoamento das artes maciais na cidade de Salvador e inserir Salvador no calendário esportivo nacional (além do futebol) – retornar a StockCar, captar a Gymnasíade (Olimpíada Escolar Mundial) e etapas nacionais dos campeonatos de judô, basquete e triathlon.

Saúde – A proposta de Olívia é ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) para 75% da população de Salvador e viabilizar a cobertura da ESF para 100% da população dos territórios com os piores indicadores de saúde. 

Além disso, ela quer criar os Centro de Referência de Atenção à Mulher nas regiões de Cajazeiras e no Subúrbio, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e viabilizar a implantação da casa da mulher brasileira com gestão compartilhada (Município e Estado). 


Para conferir todas as propostas de Olívia acesse aqui.