Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 06 de abril de 2024

Cidade

Outubro Rosa: Ação da Sesab preenche as 10 mil vagas para mamografia

Mulheres que pretendem fazer a mamografia e não agendaram o exame nas unidades móveis devem buscar a Secretaria Municipal de Saúde

Outubro Rosa: Ação da Sesab preenche as 10 mil vagas para mamografia

Foto: Divulgação/GOVBA

Por: Geovana Oliveira no dia 23 de outubro de 2020 às 16:00

Todas as 10 mil mamografias disponibilizadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) já foram agendadas. Exames foram ofertados até o dia 13 de novembro para mulheres com idade entre 40 e 69 anos em Salvador.

O rastreamento do câncer de mama é parte da programação da Sesab para o Outubro Rosa, movimento internacional que incentiva a detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

“A principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo", afirma o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Para as mulheres que ainda pretendem fazer a mamografia e não agendaram o exame nas unidades móveis disponibilizadas pela Sesab, a recomendação é que busquem a Secretaria Municipal de Saúde, que deve ofertar o serviço em diversas unidades durante o ano inteiro.