Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Plataforma online que mapeia conflitos urbanos na capital baiana vai ser lançada nesta segunda (26)

Iniciativa é do grupo de pesquisa "Lugar Comum", da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Plataforma online que mapeia conflitos urbanos na capital baiana vai ser lançada nesta segunda (26)

Foto: Divulgação/ Ufba

Por: Cristiele França no dia 24 de outubro de 2020 às 16:05

A plataforma 'Pipoco', iniciativa do grupo de pesquisa Lugar Comum, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), será lançada virtualmente nesta segunda-feira (26), a partir das 16h. A iniciativa visa mapear os conflitos urbanos na capital baiana de forma colaborativa. Isso inclui conflitos entre dois ou mais agentes, como também mobilizações, protestos e ações coletivas como reação a uma situação de desigualdade. Desenvolvida com o Coletivo Trama, a plataforma reunirá mapeamentos e informações sobre conflitos que tenham acontecido entre 2013 e 2020.

As pesquisas têm como base matérias publicadas em veículos de imprensa e outras fontes de informações online, sobre situações que tenham acontecido no Centro Antigo, Subúrbio Ferroviário, Avenida Paralela e BR-324. O primeiro volume de conflitos se concentra o Centro Antigo. A partir de dezembro, serão apresentados aqueles que aconteceram no Subúrbio Ferroviário e, em fevereiro, nas demais regiões. A plataforma também classifica os conflitos urbanos em 20 categorias, como qualidade de serviços, patrimônio, justiça ambiental, destinação de imóveis, violência, ocupação, transporte público e mobilidade, e educação.

O Pipoco é resultado do projeto ‘Observatório de Conflitos Urbanos em Territórios Populares’, coordenado pelo grupo de pesquisa Lugar Comum, que foi contemplado na chamada pública simplificada do Ministério Público da Bahia através do Programa de Compensação Ambiental Urbana ‘Cidade Popular’, da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo.