Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Morre Ademar Furtacor, um ícone do Carnaval de Salvador

Cultura

Morre Ademar Furtacor, um ícone do Carnaval de Salvador

Autor de clássicos como "Frenesi", ele lutava contra um câncer há mais de uma década

Morre Ademar Furtacor, um ícone do Carnaval de Salvador

Foto: Divulgação

Por: James Martins / Matheus Simoni no dia 11 de janeiro de 2021 às 11:41

Morreu na manhã de hoje (11), um verdadeiro ícone da folia baiana, Ademar Furtacor, aos 62 anos. Ele lutava há mais de uma década contra um câncer que, infelizmente, o vitimou. De acordo com familiares, o músico apresentou piora de seu quadro no dia 1º de janeiro, quando os médicos informaram que não havia mais o que fazer, era hora de encaminhá-lo de volta para casa. 

A doença, no entanto, não tirou a alegria do artista que, durante o processo, chegou a compor "A Felicidade Tá No Sol" — uma bela canção sobre o tema. "Esse mal devastador não vai tirar a minha alegria, nem a minha vontade de viver feliz", declarou Ademar em 2018. E completou: "Vou viver cada segundo como se fosse o último e valorizar as verdadeiras coisas que importam na vida". 

Ademar é autor de diversos clássicos do Carnaval de Salvador, especialmente a música "Frenesi", gravada originalmente na coletânea "Bahia, Carnaval e Cerveja", em 1986. Imortalizou-se também ao deixar em transe a Praça Castro Alves, siderada pela sua interpretação da "Ave Maria", de Bach e Gounod.

O velório está marcado para as 16h desta segunda-feira (11), na Ordem Terceira de São Francisco.