Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Sem folia nas ruas, artistas baianos anunciam lives de Carnaval

Cultura

Sem folia nas ruas, artistas baianos anunciam lives de Carnaval

Até o momento, quatro transmissões online foram confirmadas; outras festas populares seguem mesmo caminho

Sem folia nas ruas, artistas baianos anunciam lives de Carnaval

Foto: Rafa Mattei / Divulgação

Por: Juliana Rodrigues no dia 14 de janeiro de 2021 às 09:40

O calendário de festas populares do verão baiano continua o mesmo, mas as celebrações serão bem diferentes em 2021. A pandemia de Covid-19, que está em sua segunda onda no Brasil, impede grandes aglomerações e o Carnaval foi oficialmente cancelado pela prefeitura de Salvador. Não quer dizer, no entanto, que não vai ter folia: os artistas baianos já anunciaram lives especiais para a época momesca, entre os dias 11 e 16 de fevereiro. Quem quiser pode colar na corda, desde que seja direto da sala de casa.

Um dos dias mais agitados da folia em tempos pré-pandemia, o sábado de Carnaval em 2021 não vai ficar muito atrás. As cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte vão fazer uma live juntas no dia 13 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube, em horário ainda não divulgado. Também no sábado, à noite, o cantor Léo Santana e as bandas Parangolé e Harmonia do Samba vão recriar o show "Encontro" em uma live inédita. Segundo informações obtidas pelo Jornal da Metrópole, cada artista se apresentará em um um trio elétrico estacionado, e haverá passarelas ligando os veículos carnavalescos.

Olodum e Bell confirmados

Em 2021 não vai ter a tradicional saída do Camaleão no circuito Barra-Ondina, que costuma acontecer no domingo de Carnaval, às 16h. Mas os fãs do cantor Bell Marques não ficarão desamparados: no dia 14 de fevereiro, nesse mesmo horário, o artista fará uma live com transmissão pelo YouTube, intitulada "Meu Carnaval". Em postagem nas redes sociais, o artista prometeu apresentar uma música nova, "Brilhaê, Camaleão".

Outro ícone do Carnaval baiano, o bloco afro Olodum, também fará uma live especial para a folia, ainda sem data confirmada. A informação foi divulgada nas redes sociais. "Avisa pra todo mundo que vai rolar live de Carnaval do Bloco Olodum. A produção que me perdoe, mas notícia boa tem que ser compartilhada", diz. O Olodum foi o primeiro bloco afro a anunciar uma apresentação transmitida pela internet no período carnavalesco.

Pipoca de Armandinho sai da Avenida e vai para a sala

Há quem diga que o Carnaval baiano não está completo sem a "pipoca" do trio Armandinho, Dodô e Osmar, comandada pelos Irmãos Macedo. Os fãs podem ficar tranquilos: em entrevista ao Jornal da Metrópole, Armandinho sinalizou que o show com transmissão pela internet vai acontecer. "Estamos projetando uma live durante o Carnaval para o nosso público poder curtir as músicas da nossa história, porque é o que está rolando agora", disse.

Em meio a tantos anúncios de lives carnavalescas, Armandinho cobrou maior apoio aos artistas independentes e de menor expressão por parte do governo. "Se houver alguma programação oficial, espero que se pense nos artistas que dependem do Carnaval e que não vão fazer nada. Esse é um bom momento para todos se ajudarem", disse. Até o momento, o governo do Estado e a prefeitura de Salvador não anunciaram programações oficiais de Carnaval online.

Tradição virtual

Outros eventos também serão online: em cortejo e sem lavagem das escadarias, a celebração ao Senhor do Bonfim, que acontece nesta quinta (14), terá missas transmitidas pela internet. A imagem sagrada seguirá um percurso em carro aberto sem presença de público.

Sem a possibilidade de aglomeração, as celebrações a Iemanjá, que ocorrem todo ano no bairro do Rio Vermelho, também serão diferentes. O Lálá Casa de Arte, que há dez anos realiza o Festival Oferendas entre os dias 1º e 2 de fevereiro, prepara uma edição transmitida online, viabilizada por recursos da Lei Aldir Blanc. A programação terá nomes como BNegão, Josyara e Alice Caymmi. "O objetivo é que a gente abandone a nostalgia das edições anteriores. A edição de 2021 vai ser algo novo", diz o produtor Luiz Ricardo Dantas, gestor do espaço.