Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Arnaldo Antunes lança livro de poesia: 'algo antigo'

Cultura

Arnaldo Antunes lança livro de poesia: 'algo antigo'

Em obras de variados estilos, o artista aborda o tempo, isolamento social e política com humor e contundência

Arnaldo Antunes lança livro de poesia: 'algo antigo'

Foto: Márcia Xavier / Divulgação

Por: James Martins no dia 16 de janeiro de 2021 às 10:10

Arnaldo Antunes lança, no dia 12 de fevereiro, seu novo livro de poemas: 'algo antigo', pela Companhia das Letras. Refletindo sobre o tempo em suas mais variadas abordagens, o poeta, cantor e compositor que é considerado um dos mais inventivos (e -por que não?- vanguardistas) artistas brasileiros, escreve: "aqui jaz/ o presente// eterno porque eterna// mente fugaz". 

O livro traz poemas verbais, poemas visuais e fotografias, filiando-se a um já reconhecível estilo antunesco de atuar. A temática toca também o isolamento social provocado pela pandemia, a política nacional e mundial e outros assuntos da ordem do dia. Sobre a memória, diz ele: "não tenho saudades/ do que vivi// porque tudo/ está aqui".

Para Noemi Jaffe: "Naquele que talvez tenha sido o ano mais difícil de nossas vidas, ano de pandemia e de esboço de ditadura, 'algo antigo' repercute a solidão de cada um 'isolado/ por um exército de desertos', cada um como uma 'multidão amputada'. Mas é 'enfiando a adaga do sentido na palavra' que cada uma dessas multidões recupera e refaz seus sentidos possíveis, prontos para o que foi, é e virá a ser".

Já em pré-venda no bit.ly/AlgoAntigo., o livro tem capa do próprio Arnaldo, em parceria com Márcia Xavier.