METROPOLE

Quinta-feira, 13 de maio de 2021

Cultura

'Ninguém Pode com Nara Leão': escritor detalha vida de uma das maiores cantoras da Bossa Nova

Tom Cardoso narra contato de Nara com movimento musical logo na juventude

'Ninguém Pode com Nara Leão': escritor detalha vida de uma das maiores cantoras da Bossa Nova

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 25 de janeiro de 2021 às 15:00


O escritor e jornalista Tom Cardoso narrou alguns dos detalhes que o fizeram escrever "Ninguém Pode com Nara Leão", biografia de uma das cantoras mais importantes da história da bossa nova. A obra trata da artista como uma mulher naturalmente de vanguarda, com posicionamentos e direções artísticas guiados pelas vontades dela. O título do livro foi retirado de uma correspondência de Glauber Rocha a Cacá Diegues, companheiro da artista. Em cartas do exílio na Europa, ele enaltecia as qualidades da companheira do amigo, referindo-se a ela como se fossem duas em uma só: “Amo Nara Leão. Nara e Narinha. Essa mulher sabe tudo do Brasil 1964. Essa mulher é a primeira mulher brasileira. Essa mulher não tem tempo a perder. Atenção: ninguém pode com Nara Leão”.

"Eu estava procurando um título e essa frase do Glauber daria um bom título e tem muito a ver com a personagem. Essa mulher de voz doce, aparentemente frágil e do joelho bonitinho era uma mulher porreta, que saía de todas as estruturas e estava em toda as vanguardas", contou Cardoso, em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metrópole hoje (25).

O autor falou ainda da origem de Nara Leão, que sempre teve contato com a arte desde cedo. "Com 12 anos, já frequentava cinema e teatro porque o pai era um liberal mesmo. Muito cedo e ela já se enturmava. Já estava em contato, apesar de ser tímida, com toda essa efervescência da zona sul carioca dos anos 60. O interessante é que ela rompe com isso. Ao mesmo tempo em que ela anfitriã, eram os machos-alfa da Bossa Nova. Quando ela ia cantar, diziam para ela ficar um pouco quieta. Só era lembrada quando tinha que lembrar um trecho de uma música", explicou.

Confira
 

TV METRO

Comentários

Silvio Humberto

Em 13 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
'Ninguém Pode com Nara Leão': escritor detalha vida de uma das maiores cantoras da Bossa Nova - Metro 1