METROPOLE

Terça-feira, 11 de maio de 2021

Cultura

Projeto que conta história do teatro na Bahia é lançado nesta sexta-feira

'Memória do Teatro na Bahia’ será lançado com leitura dramática de texto inédito, que será transmitida online

Projeto que conta história do teatro na Bahia é lançado nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Por: Gabriel Amorim no dia 04 de fevereiro de 2021 às 17:35

Uma plataforma digital que conta a história do teatro baiano está prestes a entrar no ar. Trata-se da página Memórias do Teatro da Bahia - galeria online, produto de uma extensa pesquisa realizada pelo ator, diretor e dramaturgo teatral João Guisande. A página, que conta histórias e vivências de artistas do Teatro da Bahia, será lançada amanhã  (05) de fevereiro. No mesmo dia, às 18h30, tem a leitura dramatizada do texto Quem Somos Nós?, a ser transmitida pelo canal do Youtube do Teatro do SESI - Rio Vermelho

Escrito e dirigido por Guisande, Quem Somos Nós? foi construído a partir de memórias de artistas e colaboradores do teatro baiano coletadas em 2020 e traz para o palco uma fictícia companhia de teatro - VIXE. O elenco da leitura é formado por Bárbara Laís, Fernanda Beltrão, Fernando Antônio, Iana Nascimento e Marcos Lopes. 

A pesquisa para o projeto foi iniciada em 2019. Por conta da pandemia, o idealizador pode intensificar os trabalhos ‘Memórias’  será dividido em três atos que ocorrerão de janeiro a abril de 2021. O projeto provocou atrizes, atores, técnicos, colaboradores e espectadores do teatro baiano que responderam às perguntas “Qual a sua primeira memória do teatro baiano?”, “Qual a sua imagem mais viva do teatro da Bahia?” e “O teatro baiano existe?”.

“Recebi respostas de diversas formas (escritas, áudio e vídeo) e a medida que ia lendo os relatos, fui tomado por uma profunda emoção e desejo de revelar algumas dessas memórias”, diz o artista que usou as respostas para construir o texto inédito.“Lembrar foi um exercício que nos fez permanecer vivos em 2020. A pandemia nos deu oportunidade de olhar para trás, recordar, tornar a passar pelo coração.  Neste texto fazemos uma viagem no tempo, com histórias que vão desde o incêndio do teatro São João em 1923 a sala principal do TCA em 2019”, realça Guisande, premiado como melhor ator no Prêmio Braskem de Teatro nos anos de 2015 e 2018.

TV METRO

Entrevistas

Paulo Coutinho

Em 11 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Projeto que conta história do teatro na Bahia é lançado nesta sexta-feira - Metro 1