Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cultura

Capinam 80 anos: músico relembra canções e parcerias históricas desde a década de 60

Ao lado de Roberto Mendes e Gereba, artista narra trajetória e cita processo criativo ao longo da carreira

Capinam 80 anos: músico relembra canções e parcerias históricas desde a década de 60

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 18 de fevereiro de 2021 às 13:07

O músico e compositor baiano José Carlos Capinan completa 80 anos nesta sexta-feira (19) e será homenageado com uma live-show com as presenças dos artistas Jards Macalé, Roberto Mendes e Gereba. Em entrevista a Mário Kertész e Malu Fontes, ele contou como manter o processo criativo ao longo de sua carreira.Mendes e Gereba também participaram da conversa. "Atualmente a coisa mais interessante é que passei em vários sinais de minha caminhada, com relação ao tempo. Nos anos 60, quando entrei na universidade, escrevia numa máquina pequena e portátil que eu tinha. Tinha registro disso, mas hoje escrevo no celular diariamente num aplicativo que tem. Uso todo dia", conta. 

Gereba é uma das testemunhas da carreira de Capinan e narra como acompanhou de perto a produção do amigo. "Nos dias que fiquei na casa de Capinam ele usava uma máquina dessas antigas e eu achei estranho um negócio: ele escreve uma hora e dorme uma hora. Eu sabia disso porque estava na sala dormindo e ficava ouvindo o tilintar da máquina escrevendo", narra. 

Capinam fala de como escrevia suas músicas e a mudança de uma tecnologia para outra. "Eu vivi os períodos da minha produção mudando de tecnologia, comecei com a Olivetti, verdinha. Quando comprei essa Olivetti, foi um avanço incrível, escrevi adoidadamente. Escrevi "Moça Bonita" numa máquina elétrica da IBM que tinha uma esfera. Aquilo para mim era uma invenção incrível", lembra. 
 

O quê? Palco Aberto Boca de Brasa – 80 anos do poeta e compositor José Carlos Capinan (roda de conversa, música, arte, poesia e história) e lançamento do Caderno de Música.
Participação: Jards Macalé, Roberto Mendes e Gereba
Mediação: Leonardo Lichote (jornalista musical)
Quando: Dia 19 de fevereiro às 19h
Onde: Perfil do Muncab no Youtube
Informações: Estandarte Produções

Confira: