Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Cultura

Pela primeira vez na história, Ilê Aiyê reelege Deusa do Ébano

Gleicy Ellen permanecerá à frente do bloco em 2021, independente dos rumos do concurso

Pela primeira vez na história, Ilê Aiyê reelege Deusa do Ébano

Foto: André Frutuoso / Divulgação

Por: James Martins no dia 23 de fevereiro de 2021 às 10:10

Pela primeira vez em mais de 40 anos, o Ilê Aiyê decidiu reeleger uma Deusa do Ébano. Com isso, Gleicy Ellen, vencedora da Noite da Beleza Negra em 2020, segue à frente do corpo de dança do bloco também neste ano. Em entrevista à Rádio Metrópole, nesta sexta-feira (19), Vovô, o presidente do Ilê, explicou a situação: "Independente de qualquer coisa, mesmo tendo outra rainha mais nova, ela vai participar, pois é uma menina muito antenada, maravilhosa, e esse ano, infelizmente, ela não pôde mostrar seu talento, charme e competência, sua beleza negra pelo mundo afora... mas ela vai continuar".

A questão é que o reinado de Gleicy Ellen, com duração prevista de um ano, se deu durante a pandemia, ou seja, num período sem eventos senão virtuais. Assim, ela de fato não teve oportunidade de estrelar shows e outras apresentações do bloco afro pelo mundo, como costuma acontecer. Foi como que um reinado simbólico. Por outro lado, dadas as dificuldades inerentes ao momento, o Ilê também não conseguiu realizar ainda o concurso que elege anualmente a sua deusa.

Sobre isso, Vovô garantiu também que a diretoria do bloco está se movimentando para viabilizar o evento em formato online, mesmo já tendo passado o carnaval-sem-carnaval. "Estamos tentando uma parceria, não conseguimos ainda, mas não estamos parados", disse.

São muitas as incertezas, dentro e fora do bloco. Característica comum diante do coronavírus e suas mutações. O que está certo, por enquanto, é que a Deusa do Ébano do Ilê segue deusa em mais um ano — seja com abertura paulatina ou fechamento radical; com outra deusa ao lado ou sozinha no posto; marcando mais uma particularidade do período que vivemos.