Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Roda Baiana: Jú Moraes e Marília Sodré falam sobre coletivo feminino Sambaiana

Cultura

Roda Baiana: Jú Moraes e Marília Sodré falam sobre coletivo feminino Sambaiana

Coletivo lança nova música ‘Câncer com touro’ como homenagem às mulheres

Roda Baiana: Jú Moraes e Marília Sodré falam sobre coletivo feminino Sambaiana

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 08 de março de 2021 às 14:41

Na data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Roda Baiana recebeu as cantoras e compositoras Jú Moraes e Marília Sodré para falar de um projeto feito completamente por mulheres. As artistas fazem parte do Sambaiana, coletivo feminio de samba que lança neste dia 8 sua segunda música - justamente em homenagem às mulheres.

Jú e Marília conversaram com Fernando Guerreiro, Jonga Cunha e Fustão e contaram como nasceu o projeto, pensado inicialmente para uma única apresentação que encerraria a inauguração do Colaboraê - Espaço Cultural Colaborativo Multiuso onde hoje o grupo reside. “A gente já se conhece a muito tempo, sempre se falava e trocava muito e quando começamos o movimento para abrir o Colaboraê pensei em criar uma roda de samba só de mulheres para encerrar essa inauguração”, contou Jú. “ Ai eu me empolguei e fui chamando as meninas, uma foi chamando a outra. Tínhamos poucos dias para ensaiar, mas a conexão foi tão boa que a ideia que era para um evento foi ficando”, completou Marília.

O encontro deu tão certo que da inauguração do espaço em 8 de dezembro de 2019 passado, o grupo seguiu se apresentando quinzenalmente até a pandemia impor a pausa nas atividades. A última apresentação foi justamente há um ano, no último dia 8 de março. “Continuamos nos falando e quando as coisas deram uma aliviadas nos encontramos só para ensaiar. Fomos vendo algumas composições e aí caímos de cabeça mesmo”, conta Marília. 

Para começar a lançar as músicas autorais as artistas se reuniram no ano passado. A intenção da reunião que ocorreu em um final de semana era resgatar a união do grupo. “A gente cria uma intimidade musical muito grande, de ṕoder se olhar e entender o que a outra vai fazer, Isso é muito importante para o processo da música, então a imersão foi a melhor ideia que a gente podia ter”, explica Marília.

Da imersão veio a composição de 'Câncer com Touro’, segunda música do grupo, lançada para homenagear as mulheres. “Os arranjos também são muito coletivos, a gente vai com toda paciência, buscando as texturas, as sonoridades e a gente vai indo”, explica Jú Moraes.

A música é o segundo lançamento do grupo que já havia lançado ‘Groove Arrastado’ no dia 2 de fevereiro.’É uma música que fala sobre o 2 de fevereiro e o carnaval e a gente se questionou muito se deveríamos lançar mesmo nesse momento e acabamos decidimos por lançar porque a gente precisa dessa lembrança’, lembra Jú. Ao todo, oito canções vão formar o primeiro trabalho do grupo. “Para esse primeiro trabalho temos um princípio que só gravamos compositoras mulheres porque o grupo é feminino e tem muitas compositoras. Então, por enquanto, nesse primeiro trabalho, gravamos só compositoras mulheres”, comenta Moraes.

A edição de hoje do Roda Baiana está disponível na íntegra através do YouTube: