Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Acervo da Cinemateca Brasileira está abandonado desde agosto do ano passado, alerta manifesto

Cultura

Acervo da Cinemateca Brasileira está abandonado desde agosto do ano passado, alerta manifesto

Assinado por trabalhadores demitidos da entidade, o texto diz ainda que: "O risco de um novo incêndio é real"

Acervo da Cinemateca Brasileira está abandonado desde agosto do ano passado, alerta manifesto

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 13 de abril de 2021 às 14:00

Um manifesto divulgado ontem (12), e assinado por "Trabalhadores da Cinemateca Brasileira", denuncia que a entidade "segue fechada desde agosto de 2020, quando representantes do Ministério do Turismo retomaram as chaves da Organização Social que a geria". "Desde então [segue o texto], não há corpo técnico contratado, o acervo segue desacompanhado e não há qualquer informação sobre suas condições".

O texto alerta ainda para o risco iminente de perdas irreversíveis ao maior patrimônio audiovisual do país. "A possibilidade de autocombustão das películas em nitrato de celulose, e o consequente risco de incêndio frequentemente recebem mais atenção da mídia e do público. A instituição enfrentou quatro incêndios em seus 74 anos, sendo o último em 2016, com a destruição de cerca de 500 obras. O risco de um novo incêndio é real", diz um trecho. E conclui: "O acompanhamento técnico contínuo é a principal forma de prevenção".           

O manifesto reivindica ainda: “A Cinemateca é uma instituição complexa, que demanda constância de recursos e atuação de sua equipe técnica especializada. Perante o quadro atual, pleiteamos o imediato retorno dos trabalhadores a seus respectivos postos de trabalho, cuja experiência é crucial para a recuperação da instituição”.   
A publicação foi programada para coincidir com a realização da audiência pública, solicitada pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que aconteceu na Comissão de Cultura da Câmara para discutir a situação da instituição, que enfrenta grave crise financeira. 
 
Sediada em São Paulo, a Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Criada em 1940, a entidade tem o maior acervo da América do Sul, com cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema — fotos, roteiros, cartazes e livros. O laboratório de restauração da Cinemateca já foi considerado um dos cinco melhores do mundo.