Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Roda Baiana: projeto mistura teatro e game e público decide rumo de peça online

Cultura

Roda Baiana: projeto mistura teatro e game e público decide rumo de peça online

Marcus Lobo, do Coletivo Ato, esteve no Roda Baiana nesta terça-feira (20)

Roda Baiana: projeto mistura teatro e game e público decide rumo de peça online

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 20 de abril de 2021 às 14:25

Já imaginou poder interferir no destino de uma cidade? É justamente essa a ideia do projeto ‘Inimigos’ do Coletivo Coato, que transformou em espetáculo-game o texto de ‘O Inimigo do Povo’ de Henrik Ibsen. O ator Marcus Lobo, membro do coletivo, conversou com Fernando Guerreiro, Jonga Cunha e Faustão sobre o projeto.

“Esse seria o espetáculo de comemoração dos sete anos do coletivo, mas aí veio a pandemia, a gente foi atravessado por isso e aí, então, decidimos mudar um pouco o rumo da da montagem e transformá-la em uma obra game. A gente pensou, na verdade, nessa estratégia, para movimentar um pouco esse público que tá em casa, que ainda tá vivendo esse momento de pandemia e dá a possibilidade de espectador, de interação, né? Essa essa ideia da interação que o jogo traz, que o jogo provoca, foi o que mais mobilizou a gente”, explica Lobo, sobre o projeto que já era alvo de pesquisas desde 2019

Quem baixar o jogo, através do site do coletivo, vai poder assumir a identidade de um dos quatro personagens principais da trama. “A  partir do momento que você escolhe o seu personagem, você passa a vivenciar aquela trama inteira pela visão daquele personagem. O aplicativo simula a interface de um aparelho celular. Então, é como se você tivesse no comando do celular daquele personagem. E aí, você vai tomando decisões por ele. É, tem um jogo entre um estado de voyeurismo, em alguns momentos, parece que você tá invadindo a privacidade daquele personagem. E, por outro lado, você passa também a partir do que você já entendeu daquele personagem Você vai tomando escolhas por ele e a partir daí você vai mudando o rumo da cidade”, diz o ator sobre o projeto que fica disponível até o início de maio.