Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Academia Brasileira de Letras se agita por candidatura de Gilberto Gil a uma cadeira

Cultura

Academia Brasileira de Letras se agita por candidatura de Gilberto Gil a uma cadeira

Enquanto isso, a editora Companhia das Letras prepara nova edição do livro que reúne todas as composições do baiano

Academia Brasileira de Letras se agita por candidatura de Gilberto Gil a uma cadeira

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 03 de maio de 2021 às 09:30

Segundo o colunista Ancelmo Góis, em O Globo: "Cresce na ABL o movimento para convencer Gilberto Gil a ser candidato a uma das três vagas de acadêmico". Enquanto isso, informa a mesma publicação, a editora Companhia das Letras já trabalha uma nova edição (revista e ampliada) do livro “Gilberto Gil – Todas as letras (1996)”, organizado por Carlos Rennó.  

Nas redes sociais, Rennó confirma a informação e acrescenta: "Gil e eu estamos trabalhando na nova edição (...), uma edição especialíssima em comemoração de uma dupla efeméride: 80 anos de vida e 60 de obra do Gil", escreveu o letrista. 

E completou: "Temos nos reunido duas vezes por semana, na retomada de um trabalho, pra mim, gratificante em si: eu entrevisto e ele conta por que, pra quem, quando, como fez, enfim, as canções q compôs de 2004 pra cá".

Outro produto pode sair desse mesmo trabalho, nessa era audiovisual, já que, de acordo com Rennó, a editora está filmando as conversas dele com Gil, em torno da gênese das canções.

Vale lembrar que, na capa de seu primeiro disco tropicalista, de 1968, Gil aparece vestindo uma paródia do fardão da Academia Brasileira de Letras, em atitude tida por irreverente e mesmo polêmica. Sem título, além do próprio nome do artista, aquele é, até hoje, conhecido como o "disco do fardão". Tempo passa...