Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Bob Marley: 40 anos sem o rei do reggae

Cultura

Bob Marley: 40 anos sem o rei do reggae

Dia Nacional do Reggae prestigia o legado e a memória do maior artista do gênero

Bob Marley: 40 anos sem o rei do reggae

Foto: Ilse Ruppert/Photo12 via AFP/Arquivo

Por: Augusto Romeo no dia 11 de maio de 2021 às 08:05

Nesta terça-feira (11), Dia Nacional do Reggae, completam-se 40 anos sem o homem que ficou conhecido mundialmente como o "Rei do Reggae", Bob Marley. Nascido em Nine Mile, na Jamaica, Robert Nesta Marley segue inspirando sons e reflexões. Neste momento tão difícil, com a incerteza de uma pandemia e os constantes embates políticos no mundo, seus ideais parecem cada vez mais urgentes. Através da sua música, Bob indica que a vida deve ser a eterna procura por amor, conexão com a natureza, liberdade, paz e luta por direitos humanos.

Num período de movimentação política na Jamaica, Bob Marley foi o exemplo a ser seguido e pediu por justiça social e paz. Em 1978, ganhou a "Medalha da Paz" das Nações Unidas para o Terceiro Mundo. Adepto da religião Rastafari a maior parte de sua vida, que tem como um dos lemas a união da negritude, Bob levou para sua arte a mensagem da divindade Jah. A Cannabis, para o artista, fazia parte dessa conexão divina.

Em 1981, aos 36 anos, o ícone do reggae morreu por complicações de um câncer, nos Estados Unidos. Sua música segue reverberando simbolismos, especialmente nos tempos árduos que vivemos. Amplificando o legado do pai e avô, a família Marley continua levando sua mensagem para novos públicos por meio de Ziggy, Julian e Skip Marley, filhos e neto de Bob.