Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Morre o artista plástico Carlito Carvalhosa, aos 59 anos

Cultura

Morre o artista plástico Carlito Carvalhosa, aos 59 anos

Um dos mais renomados contemporâneos brasileiros, ele lutava há 8 anos contra um câncer no intestino

Morre o artista plástico Carlito Carvalhosa, aos 59 anos

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 14 de maio de 2021 às 09:25

Morreu nesta quinta-feira (13) o artista plástico Carlito Carvalhosa, aos 59 anos. Ele lutou, por mais de oito anos, contra um câncer no intestino, e estava internado em um hosptal em São Paulo. 

Um dos mais renomados contemporâneos brasileiros, continuador da linhagem Clark-Oiticica, Carlito deixa um legado cada vez mais reconhecido e reconhecível no mundo inteiro. Há dois dias, por exemplo, uma de suas peças foi adquirida pelo Museu Guggenheim de Nova York. Um dos pontos altos de sua trajetória foi a exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), em 2011.

Membro do Grupo Casa 7, o paulistano também de inúmeras bienais, como a 18ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1985, a Bienal de Havana, em 86, e a Bienal do Mercosul, em 2001 e 2009. Em Salvador, expôs em 2010, no Palácio da Aclamação, a obra "Roteiro para Visitação". 


No Palácio da Aclamação, Salvador, em 2010 (Dimus)

"Enorme e transcendente: a obra de Carlito Carvalhosa reflete – e também quebra – os antigos grandes mitos da arte ocidental: Olympos, Boutes, Odisseu, Narciso, Eco e Salmacis", escreveu o ex-curador do MoMa, Luis Pérez-Oramas. 

Seu corpo será cremado em cerimônia no Horto da Paz, em São Paulo, às 16 horas de hoje (14). Carlito Carvalhosa deixa esposa, a diretora de arte Mari Stockler, e duas filhas, Maria e Cecília.