Segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Cultura

Artista baiano apresenta obra com petróleo vazado em mostra virtual de São Paulo

Vinícius S.A participa da SP-Arte Viewing Room 2021 com "Petróleo 19", parte da série Commodities

Artista baiano apresenta obra com petróleo vazado em mostra virtual de São Paulo

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 09 de junho de 2021 às 09:34

O artista baiano Vinícius S.A, representado pela Paulo Darzé Galeria, participa com obra inédita da SP-Arte Viewing Room 2021, mostra que ocorre em ambiente virtual a partir de hoje (9) até o próximo dia 13 (domingo). "Petróleo 19" é o título da obra produzida a partir do óleo vazado em 2019 e rememora a tragédia que atingiu mais de 2 mil quilômetros do litoral das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. 

A peça é parte da série Commodities, formada por pipetas de vidro preenchidas com o petróleo cru que, ordenadas, são apresentadas em forma de código de barras. Segundo o artista, "a série Commodities surge a partir do desejo de encapsular matérias, uma espécie de arqueologia do presente e vem sendo desenvolvida desde os meus primeiros experimentos em artes visuais".

Vinícius, que levou alguns meses para concluir a obra, relata a dificuldade de lidar com o material, colhido durante os mutirões de limpeza das praias: "Todo o processo de construção da obra foi atravessado pela dor de lembrar que foram centenas de toneladas deste óleo denso, espesso, de difícil manuseio e que até hoje não sabemos quem foram os responsáveis nem as consequências reais do impacto causado ao meio ambiente pelo desastre", diz. 

Obras desta série já foram apresentadas em  exposições em Foz do Iguaçu, no Ecomuseu de Itaipú, com o "commoditie - Água" feito com água do rio Paraná, e outra em Salvador, na galeria Paulo Darzé, com outro "commoditie - Mata" feito com vestígios de Mata Atlântica. 

Artista baiano apresenta obra com petróleo vazado em mostra virtual de São Paulo - Metro 1