Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Cultura

Com proposta de imersão audiovisual, Museu da Música vai ser inaugurado no dia 29 de julho em Salvador

Espaço tem tudo pra ser, de acordo com o prefeito Bruno Reis (DEM), "um centro de formação para toda a cadeia do entretenimento”

Com proposta de imersão audiovisual, Museu da Música vai ser inaugurado no dia 29 de julho em Salvador

Foto: Igor Santos/Prefeitura de Salvador

Por: Metro1 no dia 07 de julho de 2021 às 17:29

Localizado na Casa dos Azulejos Azuis, na Cidade Baixa, o novo museu Cidade da Música de Salvador tem inauguração prevista para 29 de julho, trazendo uma mistura de ritmos e sensações para contar a história da música baiana. O acervo vai ser totalmente em audiovisual.

O espaço vai trazer uma dinâmica, ainda de acordo com prática de combate à disseminação da Covid, evitando toques nas telas do museu e o uso de fones de ouvido compartilhados. Quem frequenta o ambiente, pode usar o celular para se conectar ao conteúdo exibido.

O arquiteto e cenógrafo, Gringo Cardia, conta que a ideia é fazer do museu um espaço inclusivo. "Temos aqui a história clássica, a história da ancestralidade, dos grandes nomes, mas também incluímos a turma que está fazendo música hoje e que vem das periferias”, disse, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Cada instalação conta diferentes histórias da música - que se entrelaçam. As escolhas dão conta de fazer um passeio pelos bairros de Salvador, que vai desde o pagode da Capelinha de São Caetano, até a Itapuã de Caymmi.

Com direito a karaokê, para fazer um rap e levar sua gravação para casa; salas imersivas que explicam o funcionamento da Orquesta Sinfônica da Bahia e até estúdio de gravação, o museu tem tudo pra ser, de acordo com o gestor da capital baiana, Bruno Reis (DEM), "um centro de formação para toda a cadeia do entretenimento”.