Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Cultura

Ator baiano vai a Portugal para encenar clássico de Shakespeare

João Guisande volta aos palcos em texto inspirado na tragédia Ricardo III

Ator baiano vai a Portugal para encenar clássico de Shakespeare

Foto: Divulgação

Por: Gabriel Amorim no dia 04 de agosto de 2021 às 20:00

Depois de quase dois anos dedicados à direção, com o espetáculo ‘Dois pesos e duas medidas’ e o projeto ‘Memória do teatro na Bahia’, realizado durante a pandemia, o ator baiano João Guisande já tem um novo projeto, dessa vez sob os holofotes. O artista foi convidado de volta a Portugal onde fará parte do elenco da montagem de Cúmplices. O texto é uma adaptação do diretor Moncho Rodriguez inspirada na tragédia Ricardo III, de William Shakespeare.

O projeto, que marca o retorno do baiano aos palcos, foi aprovado pela DGArtes (Direção Geral das Artes) do governo de Portugal. O espetáculo tem estreia prevista para o início de outubro de 2021 na cidade de Freixo de Espada à Cinta e depois pretende circular por Portugal. Junto com João em cena, a atriz luso-brasileira, Nina Morena. A previsão é de que a peça venha a Salvador em 2022.

“Tem sido um processo de bastante imersão, um trabalho muito bonito com a comunidade. Não imaginava que fosse voltar a fazer teatro presencial tão cedo. Aqui as coisas da pandemia estão um pouco mais controladas e estamos podendo trabalhar. To muito feliz, empolgado com o projeto, e ansioso para voltar à cena”, diz Guisande que já está em Portugal há uma semana para os trabalhos.