Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Cultura

Encerramento do Cine Glauber Rocha pode provocar fechamento de novas salas, avalia pesquisador

Situação causaria recuo de cenário de expansão do audiovisual observado na Bahia até 2019

Encerramento do Cine Glauber Rocha pode provocar fechamento de novas salas, avalia pesquisador

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Por: Adele Robichez no dia 16 de setembro de 2021 às 18:37

O coordenador do Observatório do Audiovisual Baiano, André Araújo, disse, em entrevista ao Metro1, temer que o fechamento do Cine Glauber Rocha, em Salvador, impulsione o encerramento de mais salas de cinema no estado. Isso causaria o recuo de um cenário de expansão do audiovisual que vinha sendo observado na Bahia até 2019.

De acordo com Araújo, o setor do cinema na Bahia vinha registrando crescimento até o ano anterior à pandemia da Covid-19. Ele indica que 2019 finalizou com a existência de 132 salas de exibição no estado. O número era 15% maior do que o apontado no ano anterior. Em Salvador, o crescimento de 65% registrado em 2018 teve um leve aumento no ano seguinte para 68%.

“Ainda não temos dados de 2020 por conta da pandemia, já que os estabelecimentos tiveram que fechar durante a paralisação necessária das atividades. A gente está começando a entender agora os impactos. O que já aparece, de cara, é essa tendência do fechamento de salas, que diminui a oferta de espaços no estado”, expressou.

O audiovisual no estado, na visão do coordenador, deve ficar ainda mais fragilizado, mesmo após a retomada das atividades comerciais. “Esse fechamento do Glauber pode ser o início de um processo que afete outras salas e isso pode se tornar ainda maior. Vai ser uma regressão do que estava acontecendo antes da pandemia”, avaliou.

Encerramento do Cine Glauber Rocha pode provocar fechamento de novas salas, avalia pesquisador - Metro 1