Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Cultura

Pioneiro no Cinema Novo, morre o roteirista e diretor Rex Schindler, aos 99 anos

Foi participante ativo, ao lado de Glauber Rocha, do Movimento do Cinema Novo ao lado de Roberto Pires, Braga Neto e Oscar Santana

Pioneiro no Cinema Novo, morre o roteirista e diretor Rex Schindler, aos 99 anos

Foto: Acervo Pessoal

Por: André Uzêda no dia 20 de setembro de 2021 às 09:02

Um dos mais importantes nomes do cinema brasileiro, pioneiro no cinema baiano, morreu na madrugada desta segunda-feira (20). Rex Schindler tinha 99 anos e morreu de falência múltipla dos órgãos. O enterro será às 15h, no Jardim da Saudade, em Brotas.

Schindler era filho de pai alemão, Sigismund Schindler, e de mãe baiana, Erudina Alves dos Santos.Formou-se em medicina, em 1936, mas encontrou no cinema sua paixão definitiva. Nesta área, atuou como roteirista, argumentista, produtor e diretor. Foi participante ativo do Movimento do Cinema Novo ao lado de grandes nomes como Glauber Rocha, Roberto Pires, Braga Neto e Oscar Santana. 

Roteirizou "A Grande Feira", dirigido por Roberto Pires, filme considerado um marco na filmografia baiana pela linguagem e pela temática. A história, ambientada em Água de Meninos, em Salvador, conta a história do sindicalista Neco, da prostituta Maria da Feira e do assassino Chico Diabo.

Rex Schindler deixa 5 filhos, 14 netos, 18 bisnetos e 2 tetranetos.