Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Festival de Jazz do Capão divulga data após segundo parecer negativo da Funarte

Cultura

Festival de Jazz do Capão divulga data após segundo parecer negativo da Funarte

Fundação Nacional de Artes descumpre decisão judicial e repete texto de análise em segundo parecer

Festival de Jazz do Capão divulga data após segundo parecer negativo da Funarte

Foto: Reprodução Facebook

Por: Metro1 no dia 15 de outubro de 2021 às 16:25

Depois de a Fundação Nacional de Artes (Funarte) descumprir decisão judicial e negar novamente a habilitação para o Festival de Jazz do Capão (FJC) captar o financiamento pela Lei Rouanet , o evento divulgou a grade de programção.

A 9ª edição será no formato online e sem público presente. O festival será transmitido de 12 a 14 de novembro (sexta a domingo), às 20h, no canal do FJC no YouTube e na TVE.

Para manter este ambiente de natureza que junto com a música é a essência do Festival, a maioria dos shows foram gravados no distrito de Caeté-Açu (Vale do Capão), localizado no município de Palmeiras, a 440 km de Salvador. Pela quinta vez, desde 2015, o projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado. O recurso é viabilizado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O evento tem ainda o patrocínio cultural da Paulo Coelho and Christina Oiticica Foundation. A realização é da Cambuí Produções.

Em sua 9ª edição o festival que é gratuito, traz na programação grandes nomes da música local, nacional e internacional. A programação deste ano apresenta a Mostra Capão com Isa Cardona, Luciano Menderete, Leonardo Frodo e Çağıl Çokan Quarteto (Bahia); a Mostra UFBA com Angella Velloso Quarteto (Bahia); Ivan Sacerdote & Felipe Guedes (Bahia); Marcelo Galter e Grupo (Bahia); Salomão Soares & Vanessa Moreno convidam Guegué Medeiros (São Paulo); e Quartinas que tem em sua composição Léa Freire, Tatiana Parra, Tarita de Souza e Thaís Nicodemo (São Paulo). Nesta edição o FJC terá como atrações internacionais o venezuelano radicado em Los Angeles, Otmaro Ruiz; e Wanja Slavin - Lotus Eaters, da Alemanha. Além de uma série de “participações afetivas” e surpresas emocionantes.

Confira a programação completa no site do FJC.

Lei Rouanet - Após ficar um ano sem ser realizado por conta da pandemia do Coronavírus – Covid-19 e ter parecer técnico “desfavorável” para a Lei Rouanet, ao se posicionar como “antifascista e pela democracia”, o FJC inicia sua retomada com uma edição online. Com a grande repercussão na mídia nacional e redes sociais do parecer da Funarte/Governo Federal, o Festival ganhou a solidariedade e apoio de milhares de pessoas e instituições.

O produtor executivo do Festival de Jazz do Capão, Tiago TAO, e mais 13 deputados federais que integram a Comissão de Cultura da Câmara acionaram a justiça pedindo a suspensão do parecer da Fundação Nacional das Artes (Funarte) que impediu que os organizadores pudessem captar recursos por meio da Lei Rouanet. No entanto, a Funarte descumpriu a decisão judicial e repetiu o texto de análise em segundo parecer negando novamente a captação de recursos para o Festival de Jazz do Capão.

Após este segundo parecer, a Comissão de Cultura da Câmara acionou novamente a justiça para solicitar o reconhecimento do descumprimento da decisão judicial, a reanálise do parecer do projeto do Festival de Jazz do Capão, a determinação de multa diária no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) pelas violações praticadas e apuração de possível crime de descumprimento de ordem judicial pelo Secretário Especial de Cultura,  Mário Luís Frias e pelo Diretor Executivo da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Marcelo Nery Costa. O caso ainda está em tramitação.