Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Cultura

Após embargos, Wagner Moura lança 'Marighella' em evento com filho do guerrilheiro e movimento negro

Primeiro longa dirigido pelo ator baiano tem estreia nos cinemas confirmada para 4 de novembro

Após embargos, Wagner Moura lança 'Marighella' em evento com filho do guerrilheiro e movimento negro

Foto: Reprodução/Instagram/teatrocastroalvesoficial

Por: Metro1 no dia 26 de outubro de 2021 às 08:45

Atores, produtores e convidados assistiram na noite desta segunda-feira (25), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, à pré-estreia de "Marighella", longa dirigido por Wagner Moura, que narra parte da história do guerrilheiro baiano que se tornou o inimigo número 1 da ditadura militar. No evento estavam presentes também o filho de Carlos Marighella, Carlinhos, e também lideranças do movimento negro. 

Quase três anos após uma série de adiamentos, o filme agora entra oficialmente em cartaz nas principais salas de exibição do Brasil. A data de estreia, contudo, será em 4 de novembro, dia em que o assassinato do ex-militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro) completará 52 anos. O longa é inspirado na biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães e foca nos últimos cinco anos de vida de Carlos Marighella, escritor, político e guerrilheiro, de 1964 até sua violenta morte em uma emboscada em 1969.

"Marighella" é o primeiro longa-metragem de Wagner Moura como diretor.

O filme traz no elenco Seu Jorge como protoagonista, Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, entre outros. O longa conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960.

O filme tem produção da O2 Filmes e coprodução da Globo Filmes e Maria da Fé. A distribuição é da Paris Filmes e da Downtown Filmes.