Domingo, 16 de janeiro de 2022

Cultura

Vovô diz que "funcionária racista" tirou patrocínio da Petrobras do Ilê Aiyê

Procurada, a Petrobras disse que iria responder a denúncia feita pelo presidente do Ilê

Vovô diz que "funcionária racista" tirou patrocínio da Petrobras do Ilê Aiyê

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 26 de novembro de 2021 às 11:06

*Em atualização

O Ilê Aiyê, assim como outros blocos afro de Salvador, enfrentam dificuldades de se manter com a ausência da festa do carnaval, suspensa pela pandemia. Mas a luta não é de hoje. Em entrevista à Rádio Metropole, Vovô do Ilê, presidente e fundador do bloco, disse que já perdeu grandes patrocínios por causa de racismo.

“Tivemos por um bom tempo o patrocínio da Petrobras, mas ele foi encerrado em 2015 e isso ocorreu por causa de uma funcionária racista, ela perseguia muito o Ilê e insinuou que não estávamos sendo corretos. Eu conversei e expliquei que eles precisam vir à periferia pra entender como as pessoas da comunidade vivem. Tem criança aqui que é filho de pai envolvido com droga, mãe com problemas de alcoolismo e são criados por outros, como avós, tios… E ela queria que, especificamente, os pais assinassem um documento. Mas muitas vezes isso não era possível. Eu tentava explicar para o pessoal que vinha aqui fazer a fiscalização, mas como tudo era lá no Rio de Janeiro, não entenderam e eles decidiram por encerrar o apoio”, disse Vovô.

Procurada, a Petrobras disse que iria responder a denúncia feita pelo presidente do Ilê. Assim que a nota for enviada pela empresa, o Metro1 vai atualizar esta publicação.

Vovô diz que "funcionária racista" tirou patrocínio da Petrobras do Ilê Aiyê - Metro 1