Segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Cultura

Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda cancelamento de Réveillon e Carnaval

Grupo teme terceira onda de pandemia com realização de festas no país e reforça necessidade de dose de reforço de vacinas contra Covid-19

Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda cancelamento de Réveillon e Carnaval

Foto: Alfredo Filho/Secom

Por: Adele Robichez no dia 03 de dezembro de 2021 às 17:22

O último boletim do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, publicado nesta sexta-feira (3), recomendou que as festas de final de ano e o Carnaval de 2022 não sejam realizados. De acordo com o documento, as comemorações sem controle poderiam representar um risco de aumento dos indicadores da pandemia, em redução no momento, sem ainda uma alta adesão à terceira dose de vacinas contra a Covid-19.

“Tendo em vista o quadro global e nacional atual da pandemia e as incertezas futuras existentes, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda aos Governantes Estaduais e Municipais [...] cancelar a realização das festividades de final do ano e do Carnaval que possam gerar aglomerações, pois estas intensificariam a transmissão do vírus e resultariam em nova onda da pandemia”, diz o texto.

O comitê ressaltou que a queda de casos, mortes e internações no país ainda não é suficiente para a realização de festas como o carnaval. “Desde julho os números têm diminuído, mas de forma muito lenta”. Além disso, apontou o baixo número de pessoas vacinadas com o reforço no país como outro impeditivo. “Apesar da importância das vacinas em prevenir casos severos, [...] observações estimulam a adoção do reforço vacinal, principalmente entre os idosos. No momento, o país conta com 7.7% da população com reforço vacinal”, justifica o grupo.

Em relação à Bahia, o comitê afirma que “a transmissão comunitária da pandemia ainda está presente''. “Assim existe grande preocupação para o possível impacto da realização das festas de final de ano e, a mais longo prazo, do carnaval”, conclui. No estado e na capital baiana, ainda não há uma definição relativa à realização do Carnaval. Já a festa de réveillon foi suspensa pela prefeitura de Salvador.

Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda cancelamento de Réveillon e Carnaval - Metro 1