Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Arquiteto Paulo Ormindo lança livro de crônicas nesta quinta (20)

Cultura

Arquiteto Paulo Ormindo lança livro de crônicas nesta quinta (20)

O evento acontece no Sebo Galáxias, no Cine Metha Glauber Rocha, seguindo os protocolos de saúde

Arquiteto Paulo Ormindo lança livro de crônicas nesta quinta (20)

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Metro1 no dia 17 de janeiro de 2022 às 08:31

O arquiteto, escritor e professor Paulo Ormindo de Azevedo lança seu novo livro, “Navegação Errante: Memórias de Viagens" (Editora Mondrongo), no próximo dia 20 de janeiro (quinta-feira), das 18h às 20h, no Sebo Galáxias, no Cine Glauber Rocha, em plena Praça Castro Alves. O evento respeitará os protocolos de segurança sanitária vigentes.

O livro, o terceiro do autor, compila crônicas inéditas e outras já publicadas durante os 13 anos de atuação de Ormindo como colunista do jornal A Tarde. A "crônica ormindiana” - como citado no prefácio do livro, assinado pelo também acadêmico Carlos Ribeiro - convoca uma atmosfera que favorece a permanência na leitura, fluida e prazerosa.

"‘Toda leitura é viagem’, dizem os poetas inspirados e os prosadores inventivos. Nada mais verdadeiro, se tomarmos estas crônicas de Paulo Ormindo como um diário de bordo. Metáfora perfeita para quem se deleita com arribações e retorno. Eis o livro: leia a primeira página e terá embarcado numa prosa que seduz e convida a seguir em frente, com suaves paradas e sem demoras, singrando mares e palmilhando lugares, cidades e histórias, em companhia do cronista preciso, criativo e envolvente”, assina o acadêmico Aleilton Fonseca, na orelha da publicação.

Paulo Ormindo de Azevedo é baiano, arquiteto, doutor em Preservação pela Universidade de Roma, Professor Titular aposentado da UFBA e membro da Academia de Letras da Bahia. Foi colaborador da UNESCO, durante 20 anos, realizando numerosas missões na América Latina e África lusófona. Ex-membro do Conselho Nacional de Política Cultural e Conselho Consultivo do IPHAN. Coordenador e redator do Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia, 7 vols., autor de artigos técnicos e projetos de restauração e arquitetura contemporânea. Na área literária é colunista quinzenal do jornal A Tarde desde 2009 e publicou os livros Thales Azevedo, a arte de escrever e pintar (Org.), Edufba, 2015 e Memória das Pedras, Ed. ALBA, 2019.

SERVIÇO
Lançamento de “Navegação Errante: Memórias de viagens”
20/01/2022 (quinta-feira), a partir das 18h
Sebo Galáxias, no Cine Glauber Rocha, Praça Castro Alves