
Cultura
Documentário PA'MUÑA percorre cozinhas e feira de Jacobina para mostrar importância cultural do milho
Lírian Mota e Luciano Carcará foram entrevistados por Mário Kertész nesta quarta-feira

Foto: Reprodução/ YouTube
Pamonha vem do tupi-guarani PA'MUÑA e é uma cultura ancestral, praticada todos os dias, há mais de 35 anos, por Elenita do Mingau, na Cidade do Ouro. Ela fabrica quitutes a base do milho em Jacobina, cidade baiana a 330 km de Salvador. Sua filha, Lírian Mota, ciente da tradição, roteirizou e dirigiu um documentário sobre a importância cultural da prática.
PA'MUÑA, documentário de Lírian Mota e Luciano Carcará, lançado neste ano, destaca a cultura através da alimentação. "Alimentar-se vai além das necessidades fisiológicas humanas. É um ato que carrega consigo culturas milenares e simboliza tradição e sabor", afirmam na divulgação.
"A pamonha é um alimento muito interessante por ser de origem indígena e o processo de fabricação continuar artesanal, ela é artesanal. E a história da minha mãe também é muito bonita, ela criou sete filhas a partir desse trabalho. Achei que eu deveria mostrar também ao pessoal da cidade a importância cultural do milho, e minha mãe é uma propagadora de cultura através da alimentação feita do milho", diz Lírian Mota em entrevista ao Jornal da Metropole no Ar, na Rádio Metropole.
O documentário será exibido em diferentes momentos no Youtube da Rádio Metropole nesta quarta-feira (20), e está disponível, com 27 minutos, para ser assistido no canal PA'MUÑA (Documentário, 2022).
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Confira a entrevista completa com Mário Kertész:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.