Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cultura

Com inspiração na Bahia, Xico Sá lança romance que junta futebol e literatura em junho

O livro "A Falta", que mistura as duas paixões do escritor, será lançado no próximo dia 15

Com inspiração na Bahia, Xico Sá lança romance que junta futebol e literatura em junho

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 18 de maio de 2022 às 14:14

O jornalista Xico Sá confirmou em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metropole, que vai lançar seu novo romance, com a história de um jogador de futebol, no próximo dia 15 de junho. O livro "A Falta", que mistura as duas paixões do escritor — futebol e literatura, foi idealizado durante a Feira Literária de Cachoeira (Flica), na Bahia, há cerca de cinco anos. 

"O futebol no Brasil é uma coisa tão popular, e você vê que está fora da ficção, do romance, do conto, você vê muito futebol em programa jornalístico, em documentários... mas não vê na ficção. Você não tem histórias contadas a partir do futebol. Foi pensando nisso que escrevi esse romance [...] A história de um goleiro, desses meninos que vão para a Europa muito cedo. Então eu conto a aventura desse goleiro, filho de uma baiana de Cachoeira, mas é como se fosse uma biografia desses tantos meninos que vão tão cedo para Europa com esse sonho de que o futebol pode dar uma certa redenção social do cara que nunca teve nada", conta Xico. 

O romance acompanha o jogador de futebol já perto da aposentadoria, quando retorna para um Brasil que já não reconhece mais. De acordo com o jornalista, o personagem principal está "exilado", mesmo na volta para sua própria terra. 

O livro também será lançado na Bahia, já que a ideia dele surgiu enquanto Xico Sá tomava cerveja com amigos em Cachoeira. "Há uns 5 anos, eu fui para lá e, como aquela terra é abençoada, tomando uma cerveja com os amigos, o livro baixou quase todo na minha cabeça", diz.  

Nesta quinta-feira (19), Xico Sá participa de um evento da Defensoria Pública da Bahia, em Salvador, para discutir como a mídia trata os invisíveis. Sentará na mesa com o coordenador do núcleo de jornalismo investigativo do UOL Flávio VM Costa, com o jornalista da Defensoria Alexandre Lyrio e com a editora do Correio* Linda Bezerra para tratar como é possível emplacar nos grandes jornais matérias sobre miséria.