Terça-feira, 08 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Aos 88 anos, Danuza Leão morre no Rio de Janeiro

Cultura

Aos 88 anos, Danuza Leão morre no Rio de Janeiro

Danuza tinha enfisema pulmonar

Aos 88 anos, Danuza Leão morre no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 23 de junho de 2022 às 06:56

Morreu aos 88 anos, na noite desta quarta-feira (22), a jornalista, atriz e ex-modelo Danuza Leão. Danuza sofria de enfisema pulmonar e estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, para tratar um quadro de insuficiência respiratória.

O corpo de Danuza será cremado no Cemitério do Caju. A família ainda não divulgou a data e horário do velório.

Danuza foi a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior para o estilista Jacques Fath, em Paris, aos 18 anos. Modelo, morou por dois anos na capital francesa, no mesmo hotel de seu amigo Vinicius de Moraes e conheceu o pai de seus filhos, o jornalista Samuel Wainer, fundador do jornal Última Hora. Com ele teve três filhos, Samuel Wainer Filho – que morreu em um acidente em 1984 –, a artista plástica Pinky Wainer e o produtor de cinema Bruno Wainer.

Também escritora, Danuza contou sua própria vida em uma autobiografia "Quase tudo" (2005), que lhe rendeu um Prêmio Jabuti. Ela também lançou o best-seller "Na sala com Danuza", líder de vendas em 1992. Foi autora de “Danuza Leão fazendo as malas” (2008), também ganhador do Prêmio Jabuti; “Danuza Leão de malas prontas” (2009) e “É tudo tão simples” (2011).

Como atriz, atuou no filme “Terra em transe”, roteirizado e dirigido por Glauber Rocha, em 1967. Danuza foi colunista do Jornal do Brasil, da Folha de S.Paulo e do jornal O Globo.