Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Instituto Flávia Abubakir expõe imagens históricas de Salvador no Cine Metha Glauber Rocha

Cultura

Instituto Flávia Abubakir expõe imagens históricas de Salvador no Cine Metha Glauber Rocha

"Minha Cidade, Minha História" reúne parte da coleção de iconografia baiana ligada diretamente ao centro histórico

Instituto Flávia Abubakir expõe imagens históricas de Salvador no Cine Metha Glauber Rocha

Foto: IFA / Divulgação

Por: Metro1 no dia 04 de agosto de 2022 às 09:31

O Sebo Galáxias e o Cine Metha Glauber Rocha inauguram no dia 18 de agosto (quinta-feira), às 18:32, a exposição "Minha Cidade, Minha História", que reúne parte do acervo da Coleção Flávia e Frank Abubakir, com imagens que registram a evolução do centro histórico de Salvador e buscam promover diálogo com o momento atual.

A mostra ficará no hall do próprio cinema e é composta por fotografias e desenhos, como a ilustração "Urbs Salvador", do holandês Arnoldus Montanus, de 1671, um dos mais importantes registros da cidade colonial, e que serviu de base para ilustrações posteriores, assim como uma fotografia da Praça Municipal em 1934, registro de Trajano Dias, onde o edifício da Câmara de Vereadores aparece com a fisionomia da época, em estilo eclético.

"Esta exposição é a primeira de uma série. E para nós é importante reativar o complexo do cinema também como espaço expositivo", diz Claudio Marques, diretor do Cine Metha Glauber Rocha.

Na noite de abertura, será exibido o filme "Toponímia da Cidade do Salvador", de Carolina Canguçu, feito a partir das explicações do historiador Cid Teixeira, e na voz do próprio, a respeito das origens dos nomes de ruas e bairros.

O Instituto Flávia Abubakir, mantenedor da coleção e apoiador do Sebo Galáxias, disponibiliza desde abril o seu acervo com mais de 10 mil peças para consulta de pesquisadores e busca também, com esta mostra, aproximar a população dos registros da maior coleção de iconografia baiana no mundo. Recentemente, foi somado ao acervo um mapa de Salvador de 1624, o registro mais antigo da cidade, que lança luz em várias e abre novas questões históricas.

"No decorrer da exposição teremos várias atividades correlatas, como um bate-papo aberto entre o vereador André Fraga e o jornalista Daniel Brito, sobre transporte público, meio-ambiente urbano, direito à cidade etc. Nossa intenção é interferir diretamente na gestão da cidade, não apenas criticando, mas propondo. O historiador Jaime Nascimento também já confirmou uma palestra sobre o Teatro São João, seu objeto de estudo e paixão", diz James Martins, curador do Galáxias.

Todas as atividades são de acesso gratuito.

Serviço:
O QUE: Exposição "Minha Cidade, Minha História", Coleção Flávia e Frank Abubakir
ONDE: Cine Metha Glauber Rocha
QUANDO: 18 de agosto (quinta-feira), às 18:32
QUANTO: Gratuito