Terça-feira, 06 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Escritora baiana Helena Parente Cunha morre aos 93 anos

Cultura

Escritora baiana Helena Parente Cunha morre aos 93 anos

Baiana era professora de letras na UFRJ

Escritora baiana Helena Parente Cunha morre aos 93 anos

Foto: Acervo Pessoal

Por: Metro1 no dia 13 de fevereiro de 2023 às 07:06

A escritora e professora baiana Helena Parente Cunha morreu aos 93 anos. Além de professora, era também poeta, contista, romancista e ensaísta. A morte foi confirmada neste sábado (11)

Helena era formada em Letras pela Universidade Federal da Bahia e atuava como professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Não há informações sobre a morte da escritora, nem sobre o enterro.

A Faculdade de Letras da Universidade Federal da UFRJ divulgou uma nota sobre a morte da professora. Helena começou a trabalhar na universidade em 1968, onde exerceu cargos como o de Diretora de Unidade, dentre outros de representação na Faculdade de Letras e na UFRJ, até agosto de 1997, quando a professora se aposentou, mas, como professora emérita, atuou na pós-graduação (mestrado e doutorado) do Programa em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ.

Helena estreou na literatura em 1960, com o livro de poemas Corpo do Gozo, premiado no Concurso de Poesia da Secretaria de Educação e Cultura da Guanabara, em 1965.