Cultura
Ana Maria Gonçalves se torna a primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras

O acervo do palácio inclui a Casa Geyer, onde Frank residiu, localizada o Rio de Janeiro
Foto: Reprodução / Museu Imperial
O empresário e empreendedor brasileiro Frank Geyer Abubakir recebeu, nesta quinta-feira (16), uma homenagem do Museu Imperial por seu empenho e dedicação à instituição. O palácio possui um acervo de 400 mil itens, incluindo as coleções presentes na Casa Geyer, localizada no Cosme Velho, no Rio de Janeiro. A estrutura foi doada pela família de Frank e tombada em 2014.
Frank recebeu a medalha comemorativa dos 80 anos do Museu Imperial, um dos mais importantes do País, em evento de 180 anos de Petrópolis. A celebração, realizada na quinta, aconteceu no complexo arquitetônico da antiga residência de verão da família imperial.
O trabalho de Abubakir no suporte à cultura e a projetos sociais inclui o apoio ao trabalho do Instituto Unipar e do Instituto Flávia Abubakir (IFA), que já impactou mais de 1.500 pessoas através de ações sociais, educativas e culturais em Salvador. Entre projetos apoiados na capital estão o mais antigo festival de cinema em atividade na Bahia, o XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema, o CineMetha - Glauber Rocha e a Escola Municipal Paroquial da Vitória.
A Casa Geyer é um conjunto arquitetônico que inclui coleção de livros, álbuns, pinturas, gravuras, litografias, desenhos, mapas e demais objetos históricos, totalizando 4.255 obras. Doada ao Museu Imperial pelo casal Maria Cecília e Paulo Fontainha Geyer, avós de Frank, a Coleção está em processo de restauro para abertura ao público. Frank, que viveu grande parte da sua juventude residindo na Casa Geyer, é um dos principais apoiadores da abertura ao público com visitação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.