
Cultura
Seminário na Câmara de Salvador irá celebrar data de nascimento de Manuel Querino
Evento vai contar com palestras de historiadores, professores e pesquisadores, em celebração ao pioneiro nos registros antropológicos e valorização da cultura africana

Foto: Reprodução
O escritor, jornalista, historiador, político, desenhista, músico e pintor Manuel Querino será tema de um seminário realizado no auditório do Centro de Cultura, batizado com o seu nome, da Câmara Municipal de Salvador. O evento acontece na próxima sexta-feira (28), das 9h30 às 12h, celebrando os 132 anos de seu nascimento. A entrada é gratuita.
O seminário vai contar com palestras de historiadores, professores e pesquisadores. Nascido em Santo Amaro, Recôncavo baiano, no ano de 1851, Manuel Querino foi um importante defensor de ideias abolicionistas e se tornou um pioneiro nos registros antropológicos e na valorização da cultura africana na Bahia.
Entre seus feitos, Querino foi o fundador do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e da Escola de Belas Artes, dos jornais A Província e O Trabalho, além de atuar como vereador e criar o Partido Operário e a Liga Operária Baiana, travando debates no meio intelectual contra as ideias racistas da ciência de então.
Formado em Desenho Geométrico e Arquitetura, Querino produziu dois livros didáticos sobre desenho geométrico e obras importantes como ‘A Raça Africana e os seus costumes na Bahia’; ‘A Arte Culinária na Bahia’; ‘O Colono Preto como fator da Civilização Brasileira’ e ‘A Bahia de Outrora’, entre outras.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.