
Cultura
Teatro Vila Velha recebe show gratuito de Tom Zé para celebrar seus 59 anos
Inaugurado durante a Ditadura Militar, o espaço resistiu ao governo, acolheu artistas e estudantes perseguidos

Foto: Reprodução
O Teatro Vila Velha (TVV) comemora 59 anos na próxima segunda-feira (31) e para comemorar o artista baiano Tom Zé, fará um show a partir das 19h. O espetáculo marca o início da parceria firmada pela Prefeitura de Salvador com o Vila Velha, já que a gestão muninicpal anunciou, nos últim0s dias, que fará uma revitalização da estrutura do Teatro e do Passeio Público.
Os ingressos para o show são gratuitos e estarão disponíveis no Sympla a partir das 12h deste sábado (29). No entanto, parte das entradas são reservadas para as comunidades da Gamboa e do Alagados, que são parceiras do Teatro, e para participantes do programa “Amigos do Vila”.
No repertório do show, Tom Zé estão músicas que marcaram a história do Vila, como "Teatro", composta e gravada por ele para o espetáculo "Um Tal de Dom Quixote", criado especialmente para a reinauguração do Teatro Vila Velha que aconteceu em 1998.
Inaugurado em 1964, durante a Ditadura Militar do Brasil, o espaço resistiu ao governo, acolheu artistas e estudantes perseguidos e abrigou encontros do movimento estudantil. Chamado de "pia batismal dos artistas baianos" por Gilberto Gil, o teatro foi o primeiro palco dos atores Othon Bastos, Lázaro Ramos, Wagner Moura e Virgínia Rodrigues. O Vila também recebeu os Novos Baianos e uma série de outros artistas. Foi também no Vila Velha que foram julgadas e aprovadas as anistias políticas do cineasta Glauber Rocha e do guerrilheiro Carlos Marighella.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.