
Cultura
Morre Cyva, cantora do Quarteto em Cy, aos 85 anos
Baiana de Ibirataia, a veterana vivia no Rio, e formou o mais antigo e importante conjunto vocal feminino do Brasil

Foto: Reprodução YouTube
Morreu neste domingo (22), aos 85 anos, a cantora Cyva Ribeiro de Sá Leite, uma das integrantes do histórico Quarteto em Cy. Baiana de Ibirataia, ela morava no Rio de Janeiro, onde veio a falecer, internada no Hospital Rio Casa Botafogo, com um quadro de septicemia. A informação foi divulgada no perfil oficial do quarteto no Instagram.
"É com imenso pesar que noticiamos a passagem de Cyva, integrante e fundadora do Quarteto em Cy. Cyva participou de toda a carreira do grupo, desde 64, todas as formações. Grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível. Vai fazer muita falta! Que Deus e os anjos a recebam com muita luz", diz o texto da publicação.
João Faria, sobrinho de Cyva e filho de Cynara, também postou uma foto com a tia para se despedir. "Registro da minha última visita. Melhor ser humano que eu convivi, sem sombra de dúvidas. Vai com Deus minha tia, te amamos demais. Dá um beijo na minha mãe?", escreveu.
O Quarteto em Cy é considerado o mais importante quarteto vocal feminino do Brasil. Além de ser o mais antigo. A formação original tinha Cyva, Cynara, Cybele e Cylene. O grupo teve importante apoio de Vinícius de Moraes para iniciar sua carreira no Rio. Afeito aos diminutivos, o poetinha as chamava carinhosamente de "as baianinhas".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.